portella.com.br

Blog pessoal de Felipe Portella

Tipos de Rally

without comments

1) Rally de Regularidade:

O objetivo é apurar o resultado da prova, de posse dos  tempos de passagem nos postos de controle – PC (local onde é avaliado o desempenho de cada competidor). Estes tempos reais de passagem são comparados com os tempos ideais, e esta diferença implica numa perda de pontos por atraso ou adianto, que seguem regras específicas de cada regulamento.

Por exemplo: A dupla X tinha que passar às 13:21:43 no PC 41, e o tempo real de passagem foi 13:21:45, ou seja, ela passou 2 segundos atrasado, perdendo dois pontos.

Ganha a prova a dupla que perder menos pontos, computando todos os postos de controles avaliados. No caso da prova com instrumentos de rastreamento com GPS da Totem, podemos colocar uma quantidade muito grande de PC’s, já que são pontos virtuais, com uma latitude e longitude (waypoint) única, que são definidos previamente no levantamento da prova.


2) Rally de Velocidade:

São quatro objetivos:

Primeiro, checar se o limite de velocidade máxima, imposto pela organização, foi ultrapassado ou não por alguns dos competidores durante toda a prova, evitando assim a ocorrência de acidentes.

Segundo, checar a velocidade dos competidores nas chamadas Zonas de Radar, que são trechos da trilha onde os competidores devem andar devagar, por passar em um local povoado, pontes estreitas, ou apresentar outras condições onde a segurança deles ou de terceiros estejam em risco.

Terceiro, checar se algum dos competidores “cortou caminho”, desta forma se beneficiando, pois estaria percorrendo um caminho menor do que o definido através da planilha de roteiro.

Quarto, registrar os tempos de passagem de largada e chegada do trecho percorrido, pois ganha a prova quem fizer o percurso no menor tempo.


3) Rally de Aventura

Essa é uma prova de estratégia em equipe que é uma mistura de rali de regularidade, esportes, cultura, aventura e planejamento. A categoria se popularizou com o Mitsubishi Outdoor, evento criado pela Mitsubishi Motors para a diversão da família e amigos, valorizando o trabalho em equipe. Crianças a partir de 8 anos podem participar e é preciso ter um Mitsubishi para participar.

O participante tem que estar preparado para enfrentar tudo. Ele poderá executar tarefas como provas de mountain-bike, trekking, rapel, canoagem, poderá decifrar enigmas, realizar trabalhos manuais ou de fotografias, que promovam contato direto dos participantes com o meio ambiente e moradores da cidade.

O Mitsubishi Outdoor é um rali de estratégia com trabalho em equipe e repleto de atividades esportivas e culturais. Atividades esportivas como trilhas de mountain-bike, trekking, rapel, canoagem, boia cross em rios, pendulo numa ponte, natação em travessia de rios, cavalgadas ou tarefas culturais como resolver enigmas, realizar trabalhos manuais ou de fotografias, que promovam contato direto dos participantes com o meio ambiente e moradores da cidade.. Existem atividades para todos os gostos, idades e aptidões.

É entregue a cada equipe uma foto de satelite do mapa da região. Nessa foto estão marcados cerca de 20 PCs (postos de controle). Os PCs podem ser obrigatórios (cada equipe recebe 2), de aventura (rapel, bicicleta, cavalgada, kart…), de tarefa (fotos, visitas, plantios…) e de passagem (basta passar pelo ponto). A cada tarefa concluida a equipe recebe um carimbo no passaporte. As tarefas tem pontuação diferenciada de acordo com o grau de dificuldade. Vence a equipe que traçar a melhor estratégia e acumular o maior número de pontos ao longo de 5h de prova.


Acompanhamento virtual das provas:

Este recurso da Totem permite que os competidores de provas que utilizam sua solução de rastreamento possam acompanhar, após a realização das mesmas, todos os passos comparando seu desempenho com o de outros competidores. Algumas empresas também oferecem soluções em tempo real.

Written by Felipe Portella

agosto 25th, 2009 at 11:00 pm

Posted in 4x4

Tagged with

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.