portella.com.br

Blog pessoal de Felipe Portella

O que é RSS?

without comments

A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem “feeds” (fontes) RSS. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o usuário pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.

Os feeds RSS oferecem conteúdo Web ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo e outros metadados. Esta informação é entregue como um arquivo XML chamado “RSS feed”, “webfeed”, “Atom” ou ainda canal RSS.

RSS é uma sigla que se refere aos seguintes padrões:

– Rich Site Summary (RSS 0.91)
– RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0)
– Really Simple Syndication (RSS 2.0)

O primeiro ícone adotado para o formato RSS foi rss_ico, mas o ícone mais famoso que representa o RSS é feed-icon-14x14 encontrado na maioria dos sites e aplicações.

Para maiores informações visite: pt.wikipedia.org/wiki/RSS

rss_tarja

1) Assinar as listas (feeds) no próprio browser

As versões mais recentes de navegadores como o I.E., Firefox, Opera e Safari já incorporam o RSS na barra de navegação. Clique no ícone do assunto que quer levar para o browser e pronto! A lista passa a navegar com você e quando quiser saber das notícias é só passar o mouse sobre o ícone na barra de navegação e ver o que há de novo publicado.

2) Assinar um agregador online

Agregadores são programas que armazenam suas listas e oferecem ferramentas para você organizá-las (como um gerenciador de arquivos). A vantagem do agregador online, além da possibilidade de organização, é que suas listas estarão sempre disponíveis na internet, independente do computador que você está usando para acessá-las.

Existem vários agregadores online, um dos mais famosos é o Google Reader. Veja na Wikipedia uma lista mais completa de opções. Clicando no ícone feed-icon-14x14 na barra superior você será levado para uma página para assinar o RSS do portella.com.br em diversos agregadores online.

3) Baixar um agregador de listas (feeds) para seu computador

São programas para armazenar e organizar as listas/canais em seu computador. Em pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_agregadores_de_feed você encontra uma extensa lista de programas para Windows, Linux e MacOS.

Written by Felipe Portella

dezembro 21st, 2008 at 11:59 pm

Posted in Uncategorized

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.